Sim… mas tem os cantos redondos?
Quando eu era criança, tinha uma amiga muito gabarola. Faroleira mesmo: que a boneca nova tinha o pai trazido dos Estados Unidos e cá não havia igual, nem parecida; que o extraordinário puzzle de cem peças (ou melhor, "um dréde pisses" - a mocinha era muito fonética) fora comprado pela mãe em Londres; que o bibe roxo petúnia era super patati; que o livro de colorir era hiper patata…
Na altura em que a televisão a cores chegou a Portugal, a minha amiga anunciou solenemente que lá em casa já havia uma televisão a cores há imenso tempo. Uma televisão pioneira, trazida pelo pai da Holanda, país que, como todos sabiam, era sobejamente colorido e desde os primórdios da nacionalidade. Perante a galhofa geral e cereja de indignação pela falta de respeito que tão evidente superioridade nos provocava, a pequena explicou que não senhor, não andava a ver às cores, a televisão é que ERA a cores. Também não, não era cor-de-rosa às bolinhas para combinar com os reposteiros de veludo, era um aparelho que DAVA para ver a cores, se a emissão tal permitisse. Não permitia, mas isso não invalidava o potencial. Aliás, papagueava ela (as farolices eram miméticas, coitada, ninguém escapa à massa do sangue), o aparelho era soberbo, um Philips GTI muito especial de corrida. Entretanto, já os havia cá à venda, mas com cantos quadrados e aquele, sim, aquele tinha CANTOS REDONDOS! Por aí se via ser modelo deluxe, importado e - oh glória!- um dos primeiros televisores potencialmente a cores alguma vez chegados a Portugal. Claro que a explicação foi pior que o soneto e os famigerados cantos redondos ficaram para sempre no nosso imaginário gozão. Namorado novo? Sim… mas tem os cantos redondos? Só dezoito no trabalho de história? Que injustiça, enfim… ao menos a capa tinha os cantos redondos?
Não sei bem por que carga de associação de ideias, mas veio-me à memória este pedaço de mim ao ler o texto que antecede, dum querido e injustiçado amigo milhafre. Deixe lá, João G, eles não sabem nem sonham, mas é garantido… o Benfica tem os cantos redondos.